Oposição ao PT – Pontos a Melhorar

O Pavilhão Nacional tremula sobre o Copacabana Palace

O Pavilhão Nacional tremula sobre o Copacabana Palace

Título: Eis o framework da guerra política 1.0. Onde você está?
Disponível em: http://lucianoayan.com/2014/11/15/eis-o-framework-da-guerra-politica-1-0-onde-voce-esta/#comment-46745
Acesso em: 16/11/14

Achei excelente o conteúdo deste material. Se bem aproveitado pelas lideranças dos movimentos de oposição ao Governo, poderão ser muito úteis.

Gostaria de comentar, não como crítica, mas como oportunidade para melhoria de suas lideranças, de alguns deslizes – em minha opinião – ocorridos em manifestações que participei aqui no Rio de Janeiro.

Participei, como observador apenas, de duas manifestações aqui no Rio de Janeiro e me pareceu evidente que aqui, pelo menos, ainda há muito o que fazer para melhorar a participação das pessoas.

Ambas as manifestações foram dirigidas por pessoas esforçadas, trabalhadores e empresários cheios de boas intenções, os quais angariaram meu respeito e admiração. Principalmente porque eram pessoas com muito pouco dinheiro para investir num evento desse porte. Portanto, dignas de elogios pelos sacrifícios que, sem dúvida, fizeram para tudo dar certo.

A primeira manifestação foi programada para as 16:00 h do dia 13/11 em frente à Candelária. Esta manifestação, com cerca de 60 pessoas, primou pelo clamor do apelo à intervenção militar. Aparentemente, eles não tinham a menor ideia do prejuízo para o movimento, centrá-lo nessa reivindicação.

Depois uma senhora, que se identificou como professora, pediu a palavra e em determinado momento de sua fala resolveu se dirigir às “mulheres” ali presentes. Senti que ela, ao fazer essa convocação dividiu as pessoas. Não tinha também, me parece, a mínima ideia de que estava seguindo um tática esquerdista.

Pela Liberdade de Imprensa!

Pela Liberdade de Imprensa!

A manifestação na Praia de Copacabana, apesar da chuva e do frio, foi um pouco maior (200 ou 300 pessoas, mais ou menos) e teve momentos de grande emoção como quando o Copacabana Palace, voluntariamente, em meio dos discursos que ocorriam, hasteou no seu ponto máximo, uma enorme Bandeira Nacional que foi saudada por todos os presentes com o Hino Nacional.

Mas houve também momentos não tão emocionantes, como aquele em que os discursos foram interrompidos por uma voz num alto-falante portátil que vinha dos organizadores de outro evento igual, que fora programado em outro ponto da mesma Praia de Copacabana, às 10:00 h do mesmo dia 15/11.

08-manifestacao-20141115-30

Talvez alguns se lembrem que aqui mesmo pedi, sem sucesso, informações sobre o evento no Rio de Janeiro. Fiz isso também em algumas comunidade do Facebook e só poucos dias antes do dia 15, “descobri” que o evento fora programado para aquele local onde eu estava. Nunca tinha ouvido falar do evento das 10:00 da manhã.

O pior foi o bate-boca que se seguiu entre as duas lideranças dos três movimentos (porque os líderes do movimento de 13/11 também estava lá), uma das manifestantes do grupo das 10:00 h, bastante destemperada, quase chegando às vias de fato.

Temos um longo caminho a percorrer para nos igualar em profissionalismo com o Rolo Compressor dos marqueteiros do PT que programam as manifestações chapa-branca deles. Isso não necessariamente significa ter muito dinheiro, mas significa , isto sim, muito debate, diálogo e organização, entre os diversos líderes dos movimentos de oposição, para centrar as manifestações em apenas um ou dois focos, como escreveu o Luciano, os focos mais urgentes no momento atual, e então todos nós trabalharmos juntos pelo sucesso de nosso empreendimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s