Ditadura à brasileira

Ditadura à brasileira

Imprenta: VILLA, Marco Antonio. Ditadura à brasileira: 1964 – 1985: A democracia golpeada à esquerda e à direita. São Paulo:Leya. 2014 ISBN 978-85-8044-958-7

Terminei de ler o livro “Ditadura a Brasileira”. que me serviu de fonte no post que escrevi neste blog sobre a revolução de 1964. Um livro de leitura fácil, agradável e rápida e que se aprofunda com correção, sem ser extremamente detalhista e técnico, no período em que o Brasil viveu sob o regime militar.

O período é acompanhado ano a ano através do livro apenas com os fatos históricos registrados. Sem interpretações.

A única seção detalhada é a do penúltimo capítulo, dedicado a descrever a luta e o processo que levou à eleição de Tancredo Neves, o primeiro civil a ser eleito para Presidente da República do Brasil, após a tomada do poder, em 1964 pelo militares. Neste capítulo somos informados dos papéis desempenhados pelos principais atores daqueles dias: Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, o Presidente João Batista Figueiredo, Paulo Salim Maluf e José Sarney. Alguns desses nomes tiveram comportamento verdadeiramente vergonhoso. Outros foram os verdadeiros heróis, responsáveis pela democracia em que vivemos hoje.

Mas é, especialmente na análise que faz do movimento de 1964, no último capítulo, o qual leva o nome do livro, que Marco Antonio Villa destrói os mitos que a esquerda tem tentado empurrar goela abaixo do povo brasileiro reescrevendo a história. Em minha opinião, só este capítulo já é leitura obrigatória para todo aquele que bosca saber a verdade sobre o Brasil daquele período e o papel histórico dos terroristas que hoje controlam o país.

Marco Antonio Villa mantém o blog Vou me embora pra bruzundanga.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s